Por que minhas gengivas sangram?

Download 3 1

Muitos pacientes consideram o sangramento "algo normal" durante a escovação. Erro! O sangramento gengival é um sinal claro de que algo não está correto em nossa saúde bucal. Mas por que minhas gengivas sangram e como evitá-lo?

Na maioria dos casos o sangramento ocorre de forma pontual e leve durante a escovação, após um pequeno golpe ... A principal causa é geralmente a falta de higiene bucal, o que ocasiona o acúmulo de biofilme bucal ou placa entre dentes e gengivas. Se o sangramento é acompanhado por outros sintomas, como vermelhidão das gengivas ou inflamação, é provável que seja uma doença periodontal . Especificamente da gengivite, o primeiro estágio da doença periodontal que, se não tratada a tempo, evolui para periodontite. Também conhecida como pyorrhea, pode causar a perda do dente afetado.

As gengivas saudáveis parecem rosadas e não sangram com facilidade. Então, como evitar sangramento nas gengivas?

Dicas para evitar sangramento gengival

Existem várias orientações para evitar sangramento nas gengivas:

Escova (bem) os dentes

Com certeza você escova os dentes pelo menos uma ou duas vezes por dia, depois das refeições ... Mas tem certeza de que você escova bem? Para começar, é essencial ter uma escova de dentes e creme dental de qualidade. Em relação ao pincel, muitos especialistas recomendam o uso de escova elétrica , pois elimina mais placa bacteriana. Também é importante escolher uma pasta adequada ao estado dos nossos dentes e gengivas. Também não se esqueça que as escovas de dentes tendem a se desgastar. Portanto, recomendamos a sua substituição aproximadamente a cada três meses.

Muito importante: use uma técnica de escovação não agressiva . Isso evitará danos ao tecido gengival, o que pode facilitar o sangramento.

Técnicas de limpeza interproximais

Os filamentos da escova não conseguem eliminar todos os vestígios de placa bacteriana. Para evitar o sangramento das gengivas é essencial complementar a escovação com outras técnicas, como escova interdental , fio dental ou enxaguatório bucal. Para uma limpeza mais profunda, recomenda-se o uso de irrigador oral. Todas essas técnicas eliminam com profundidade os restos de bactérias para evitar sua incrustação e endurecimento.

Vá ao dentista

Além de manter uma boa higiene em casa, é essencial ir ao dentista de vez em quando. O dentista pode orientar sobre técnicas de higiene oral para evitar sangramento durante a escovação dos dentes. Nas clínicas Dentista BH realizamos um estudo personalizado para obter os melhores resultados com o sorriso de cada paciente. Peça uma consulta!