Pirataria e direitos autorais

 

9f693ec0a6dfd5a4a4d7415c9eb0473aUma violação de direitos autorais  é um uso não autorizado ou proibido de obras cobertas por leis de copyright, de forma que possam violar qualquer um dos direitos exclusivos do autor, como o direito de reprodução ou de fazer obras derivadas.

Também é comum o abuso do termo pirataria, muitas vezes de forma pejorativa para se referir às cópias de obras sem o consentimento do titular dos direitos de autor. O físico Richard Stallman e o especialista em propriedade intelectual, Eduardo Esta, entre outros, argumentam que o uso da expressão pirataria para se referir às cópias não autorizadas é um exagero que pretende equiparar o ato de compartilhar com a violência dos piratas de barcos, criminalizar os usuários. A Free Software Foundation, que inclui esta acepção do termo em sua folha de expressões a evitar em matéria de direitos de autor.

 

A "pirataria"

Pirataria do usuário final

A pirataria do usuário final tem lugar quando uma única cópia com licença de um software é instalado em diferentes computadores. Outra forma comum de pirataria do usuário final ocorre quando você usa uma versão de "quando o criador do software. Sendo este aquele em que o usuário insira uma chave de registro (que substitui a protecção de cópia), ou códigos-chave gerados ilegalmente que desbloqueiam uma versão limitada.

Pirataria de revendedor

A pirataria de revendedor ocorre quando um revendedor distribuir cópias de um único software para diferentes clientes; isso se dá principalmente com os sistemas operacionais e softwares instalados em computadores novos. O usuário não recebe os discos, manuais e registro do software. A pirataria de revendedor acontece também quando se vendem versões falsificadas de software, imitando embalagens, selos e documentos do software original. Os sinais que indicam pirataria de revendedor são vários usuários com o mesmo número de série, falta de documentação original, uma configuração incompleta e a ausência ou insuficiência de documentação original.

Essa pirataria esta voltada diretamente para o fins lucrativos e se faz valer de países subdesenvolvidos para realizar essas cópias ou falsificações e poderíamos fazer ilegalmente por meio de máfias ilegais junto a variados produtos falsificados.

Violação de marca registrada

Esta violação acontece quando uma empresa não credenciada, apresenta-se como comerciante autorizado, técnico, provedor de suporte ou revendedor, ou usa indevidamente um nome de marca registrada.

A pirataria de Internet:

Ocorre quando se põe a disposição dos utilizadores uma transferência eletrônica de software com direitos de autor. Operadores de sistemas e/ou usuários colocam à disposição materiais com direitos de autor na Internet para que outros possam copiá-los e usá-los sem a licença correspondente. Freqüentemente, os hackers distribuem ou vendem software "crackeado". O criador não recebe nenhuma soma de dinheiro por seu software distribuído desta maneira. É uma violação dos direitos de autor do criador.

Atualmente, é a prática mais popular, já que o acesso à Internet e a esses conteúdos é ilimitado e com o único impedimento se encontra o possuir uma linha de conexão e um navegador web.

Existe hoje  empresas que trabalham com ediçao de vidios e outras midias de forma seria e respeitando os demais e o caso da  bulk cd duplication que trabalha visando o bem esta do cliente.