Os benefícios da cerveja

 

Brew tattoo

 

A cerveja é uma das bebidas as mais populares do mundo. É feita de amido fermentado (que pode ser cevada, trigo, arroz, sorgo dependendo da parte do mundo), lúpulo fermentado, e água. Como é uma bebida alcoólica, a cerveja é geralmente vista como algo nocivo à saúde. Pode ser uma surpresa para muitas pessoas o fato de que existem muitos benefícios ao se beber cerveja que te dara vontade de saber como fazer cerveja artesanal.

 

Então, quais são exatamente os benefícios de se beber cerveja? O benefício mais óbvio vem do fato de que a cerveja é na sua maioria composta de água. Isso significa que bebê-la (com moderação) irá mantê-lo hidratado. Já disseram até que a cerveja é melhor que água para lhe manter hidratado.

 

Os outros benefícios de beber cerveja incluem:

 

Reduz o risco de doenças cardíacas - A cerveja contém polifenóis, que são poderosos antioxidantes. Os polifenóis são derivados do lúpulo e da cevada utilizados na sua produção. A cerveja também contém ácido fólico e vitamina B6 que inibem a produção do aminoácido homocisteína. A homocisteína é um dos fatores de risco para doenças cardíacas.

 

A cerveja também eleva os níveis de colesterol bom (HDL), que ajuda na luta contra o colesterol ruim (LDL), uma das causas da doença coronariana. Bebidas alcoólicas como a cerveja também diluem o sangue e, portanto, reduzem as chances de se formarem coágulos sanguíneos que podem levar a acidentes vasculares cerebrais e trombose coronária.

 

Os benefícios de cardio-proteção ao se beber cerveja são semelhantes aos atribuídos a beber vinho.

 

Reduz o risco de demência e declínio cognitivo - Tem sido sugerido que o consumo moderado de cerveja pode ser um fator na proteção contra o declínio cognitivo que é relacionado à idade, como a doença de Alzheimer.

 

Ossos mais fortes - O silício, que é necessário para a saúde óssea, é encontrado na cerveja. No entanto, o consumo excessivo de álcool tem sido associado ao aumento do risco de fraturas ósseas.

 

Reduz o risco de pedras nos rins - Este é um dos benefícios que os cientistas ainda não comprovaram totalmente. Eles sugerem que a redução do risco de pedras nos rins pode ser derivado do fato de que a cerveja é feita principalmente de água e, portanto, mantém o corpo bem hidratado.

 

Inibição do crescimento de tumores - Cerveja contém o poderoso antioxidante xanthohumol que é derivado do lúpulo. Este antioxidante tem sido associado à prevenção do crescimento de tumores cancerígenos. As cervejas mais escuras são melhores do que aquelas mais claras porque têm concentrações mais elevadas deste antioxidante devido a mais lúpulo usado no momento da fabricação.

 

Outros benefícios de se beber cerveja incluem o risco reduzido de hipertensão, insônia e danos de radiação ocasionais. Deve-se enfatizar que os benefícios de se beber cerveja só podem ser alcançados com o consumo moderado de álcool. Isso significa, em média, uma cerveja por dia para as mulheres e duas para os homens.