O QUE É UM BUZZER OU UM ALTO-FALANTE?

 

Images 1

Uma campainha passiva ou um alto-falante são dispositivos que permitem converter um sinal elétrico em uma onda sonora. Esses dispositivos não têm eletrônica interna, então temos que fornecer um sinal elétrico para obter o som desejado. Em oposição, as campainhas ativas têm um oscilador interno, portanto, precisamos apenas energizar o dispositivo para produzir o som.

Apesar de ter a complexidade de fornecer e controlar o sinal elétrico, os buzzers passivos e os alto-falantes têm a vantagem de podermos variar o tom emitido modificando o sinal que aplicamos ao alto-falante, o que nos permite gerar melodias.

Frequentemente, a campainha passiva é acompanhada em uma placa  Arduino para facilitar sua conexão, a qual incorpora um transistor e resistências necessárias para operar a campainha ou alto-falante passivo simplesmente conectando-a.

Em relação aos oradores, podemos encontrar todos os tipos de tamanhos e preços. Em geral, elas são mais caras do que as campainhas, e devemos ter em mente que elas frequentemente exigem um amplificador de áudio, o que implica um custo adicional.

COMO FUNCIONA UM BUZZER E UM ALTO-FALANTE?

Tecnicamente, as campainhas e os alto-falantes são transdutores eletroacústicos, ou seja, dispositivos que convertem sinais elétricos em som. A diferença entre os dois é o fenômeno no qual eles baseiam sua operação. As campainhas são transdutores piezelétricos. Os materiais piezoelétricos têm a propriedade especial de variar seu volume quando são atravessados ​​por correntes elétricas.

Uma campainha usa este fenômeno para vibrar uma membrana ao passar pelo material piezoelétrico com um sinal elétrico. As campainhas são dispositivos pequenos e compactos, com alta durabilidade e baixo consumo de energia. Por outro lado, a qualidade do som é reduzida.

Por sua vez, um alto-falante baseou sua operação no magnetismo. Um ímã permanente está disponível, que geralmente é fixado ao alojamento. Por outro lado, uma bobina móvel é acoplada a uma membrana flexível. Circulando uma corrente através da bobina, o campo magnético resultante gera uma atração com o ímã, vibrando a membrana.

Os alto falantes, por apresentarem uma melhor qualidade de som, mas, em geral, precisam de mais potência e é necessário ter dispositivos de amplificação para seu uso.