Ferramentas gratuitas para monitorar sua marca nas redes sociais

5 ferramentas gratuitas para monitoramento de redes sociais

As redes sociais são um universo tão excitante quanto complexo, em que uma das coisas mais importantes para participar é ouvir o que seu público diz sobre você antes de qualquer coisa. Só depois de ouvir é que você deve analisar com consistência esses dados e, finalmente, desenvolver uma estratégia que responda efetivamente. Todos os especialistas concordam que, com o monitoramento adequado, você poderá conhecer melhor seus clientes e melhorar sua estratégia de marketing. Cada  links patrocinados e cada ranking é, em si mesmo, uma lista arbitrária. É por isso que você deve sempre esclarecer sobre suas características.

Essas 05 ferramentas não são adequadas para grandes empresas, mas sim para pequenas e médias empresas que precisam de um sistema de monitoramento simples e gratuito.

1) Hootsuite

É um dos mais populares da web. Sua grande vantagem é que abrange múltiplas plataformas como Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+.

Os relatórios de análises semanais e sua excelente aplicação de fluxo de trabalho (permite delegar tarefas e enviar mensagens privadas) são muito úteis quando há mais de uma pessoa gerenciando contas de mídia social.

2) TweetReach

É perfeito se você pretende monitorar o alcance de seus tweets, pois é muito eficaz para medir o impacto real e as implicações das conversas nas mídias sociais.

É uma boa maneira de descobrir quem são os seguidores mais influentes e orientá-lo para o público certo em que você deve se concentrar quando quiser compartilhar e promover conteúdo.

3) Klout

Sua inclusão nesta lista gerará controvérsias. Existem aqueles que não gostam de nada e acreditam que seu sistema de pontuação não é exato e que tentar interagir com eles é impossível (o que é curioso, já que eles mesmos oferecem serviços de medição de interação).

Mas a maioria gosta de medir a influência de acordo com o envolvimento no Twitter, o que permitirá que você saiba o que as pessoas pensam sobre sua marca e ajuste suas publicações de acordo com os interesses de seu público-alvo.

4) Menção Social

Analise a informação de forma mais profunda e também meça a influência em quatro categorias: Força (Força), Sentimento (Sentimento), Paixão (Paixão) e Alcance (Alcance). Tem um alcance impressionante e pode envolver até 30 tipos diferentes de redes sociais.

5) Reachli

Agora que imagens e vídeos estão se tornando elementos indispensáveis para as empresas, a recomendação mais recente é uma ferramenta que mede e aperfeiçoa o conteúdo visual. Ele é reconhecido acima de tudo por sua análise do Pinterest.

Como dissemos, toda listagem é arbitrária. Estes são os 05 programas gratuitos que testamos, embora o que usamos atualmente seja a ferramenta Caixa de Entrada Social da HubSpot, já que nos permite ter as informações mais relevantes dentro da mesma plataforma de marketing sem ter que acessar diferentes plataformas.