Dicas para cuidar dos nossos pés neste verão

Af2c4fc1 2069

Os meses de verão com suas altas temperaturas, ambientes úmidos e sua exposição ao sol, não são o melhor momento para os nossos pés.

Mas não devemos nos alarmar, com algumas precauções, boa higiene e secagem, podemos evitar a maior parte dos riscos e cuidar da saúde de nossos pés.

1. Olhe para os seus pés

Inspeção visual das solas dos pés uma vez por semana. Chega o verão e passamos muitas horas com os pés descalços. Na praia, na piscina, no terraço ... etc. Hoje em dia, é tão comum caminhar com os pés descalços que não é incomum para nós pregar algum objeto. Às vezes, pequenos cristais ou objetos tão pequenos que nem percebemos. A inspeção visual nos ajudará a detectá-los.

Nota da podologia bh: Se localizarmos um corpo estranho não tentamos forçá-lo, a melhor solução é ir ao podólogo para evitar um mal pior.

2. Proteja seus pés

Aplique o protetor solar generosamente no dorso do pé. Assim como protegemos o resto da pele do sol, nossos pés queimam da mesma maneira. Não podemos esquecer na praia ou na piscina para aplicar protetor solar na área do dorso do pé, é uma zona muito exposta e que sofre queimaduras freqüentes de gravidade.

Nota: Se você gosta de caminhar na praia, você deve aplicar creme solar na parte de trás do pé com freqüência e usar um creme solar resistente à água e alta proteção.

3. Deslize os pés

Os pés não se secam. Muito raramente nos preocupamos com a secagem dos nossos pés corretamente depois de sair da água. Existe a crença de que os pés se secam e não é.

É um comportamento muito típico de colocar flip-flops ou tamancos diretamente após o banho ou o mergulho. É um erro muito perigoso, porque o excesso de umidade nos pés enfraquece a pele e isso torna mais sensível às infecções. É imperativo que, sempre que saímos da água, seja na praia, na piscina ou no chuveiro, fazemos uma boa secagem plantar e interdigital.

4. Não use nada.

Nem todos os calçados de verão são adequados aos nossos pés. Os famosos e chinelos do verão não devem deixar o espaço para o qual foram concebidos, praias e piscinas.

E tantos sapatos que usamos esses meses não são corretos para os nossos pés porque eles não atendem a uma série de características adequadas, por exemplo, devem ter suporte para tornozelo, solas suficientemente grossas, sem transportar tiras ou enfeites que exercem pressão excessiva sobre qualquer parte do pé ... etc.

5. deixe suas unhas respirar

Com a chegada do verão, nossos pés estão expostos e, como outras partes do corpo, queremos mostrar pés bonitos. Carregar unhas pintadas não é recomendável se feito de forma contínua. Nossas unhas devem respirar e não devemos pintar camada sobre camada.

O ideal é que nossas unhas descansem depois de terem pintado. Limpamos cuidadosamente nossas unhas com um removedor de não-acetona e descansamos alguns dias antes de pintar as unhas da cor da moda.